Login

Como alianças estratégicas apoiam a internacionalização?

Ao traçar uma estratégia de internacionalização, contar com alianças estratégicas é essencial para que os empreendedores conquistem seus objetivos. Afinal, esses parceiros desempenham um papel fundamental, oferecendo uma série de benefícios e oportunidades que podem facilitar e fortalecer a entrada da organização em novos mercados.

Isso porque elas envolvem, muitas vezes, conexões e parcerias com empresas locais ou estabelecidas no mesmo mercado de atuação, disponibilizando insights valiosos sobre as condições locais, cultura empresarial e preferências dos consumidores, por exemplo.

Além disso, ao associar-se a uma organização local, é possível aumentar a credibilidade e legitimidade do negócio com seu público-alvo, especialmente considerando pontos como confiança e relações pessoais, dois fatores determinantes para o sucesso de qualquer empresa. 

Para fomentar essas alianças estratégicas, programas como o Startup OutReach Brasil tem transformado por completo as iniciativas de internacionalização, apoiando não apenas na construção de alianças, mas em outros aspectos cruciais para empresas que desejam expandir seus negócios em âmbito internacional. 

 

Como o Startup OutReach Brasil apoia as empresas?

A fim de atender empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejam realizar uma imersão nos mais promissores ecossistemas de empreendedorismo do mundo, expandindo seus negócios para esses destinos, o programa seleciona startups já estabelecidas, que estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento. Entre os benefícios dessa iniciativa, vale citar:

  • Capacitação em internacionalização;
  • Treinamento de pitch internacional;
  • Agendas de negócios com apoio de matchmakers locais;
  • Acesso a investidores internacionais;
  • Mentorias técnicas e de negócios com especialistas;
  • Acesso a instituições de governo, aceleradoras e parques tecnológicos.

 

Ao selecionar as startups que participarão de um de seus Ciclos, começa toda uma etapa de capacitação e orientação na prospecção de parceiros de negócios no país de destino. Os selecionados recebem treinamentos de pitch internacional, mentorias técnicas e coletivas, e participam de uma agenda de negócios organizada por um matchmaker, entre outras atividades.

As empresas fazem uma imersão no país destino do ciclo, onde os empreendedores participam de atividades presenciais e online, que tem como finalidade aprofundar a capacitação e promover a imersão do negócio no ecossistema de inovação. Durante essa etapa, os empresários lidam diretamente com os principais atores do empreendedorismo inovador do país de destino e, ainda, têm a possibilidade de apresentar seus negócios para investidores, possíveis clientes e parceiros.

Por fim, após toda experiência no mercado internacional, as startups recebem suporte para validar a estratégia de internacionalização.

 

Startup OutReach Brasil em números

Desde a sua criação, em 2017, o programa já realizou 15 ciclos de internacionalização em cidades como: Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston, Xangai, Nova York, Bogotá-Medellín, Chicago, Madri-Barcelona e Singapura. Ao todo, mais de 390 atendimentos voltados ao apoio à internacionalização de startups foram realizados, contando com profissionais experientes nos países de destino para garantir a melhor experiência em sua estratégia de internacionalização. Com isso, o Startup OutReach Brasil acumula mais de U$24 milhões em negócios gerados. 

Para mais informações sobre nossos Ciclos de Imersão, não deixe de acompanhar nosso site e redes sociais!

Compartilhe

Últimos Posts

Aprimorando seu pitch internacional

Aprimorando seu pitch internacional

Famoso no ecossistema de startups, o “pitch de negócio”, ou apenas “pitch”, é uma apresentação curta e direta, que dura, dependendo da situação, entre 30