Login

O ecossistema de Lisboa

Os empreendedores selecionados para participar do Ciclo Lisboa 2021 do StartOut Brasil seguem aprendendo todos os detalhes de como alcançar o sucesso na capital portuguesa. Durante o webinar que ocorreu na imersão sobre o ecossistema de Lisboa, os participantes puderam participar de um bate-papo com dois especialistas sobre o assunto: Nuno Moreno, membership manager da Startup Lisboa e André Forte, communications and community manager da Startup Portugal. 

A Startup Lisboa e a Startup Portugal são incubadoras públicas e parceiros conquistados pela Apex-Brasil para somar à missão com palestras e atividades. Eles são importantes contatos para empresas que têm planos de se internacionalizar para Portugal, tendo em vista que eles têm conhecimentos sobre políticas de incentivos e características econômicas do país. 

Valorização da diversidade 

André Forte inicia sua apresentação com a comunicação e já introduz a importância de ser fluente em inglês quando se faz negócios em Portugal. “Nosso ecossistema é muito diverso, temos empreendedores do mundo inteiro e nossa linguagem acaba sendo muito online, jovem e proativa”, diz. 

Mas a diversidade não está somente presente etnicamente. Nuno Moreno diz que a Startup Lisboa toma muito cuidado em ter um grupo de mentores o mais diverso possível: “escolhemos homens e mulheres, alguns mais novos e outros mais experientes, seja no capital de investimento ou a nível de empresas maiores presentes há mais tempo no país”. Segundo o profissional, esta iniciativa permite não só melhorar a qualidade das mentorias, mas também fortalecer a relação da incubadora com os empreendedores. 

Qualidade de vida e posição estratégica

“Somos o terceiro país mais seguro do mundo com uma cultura acolhedora a estrangeiros”, diz André, que não se lembra de andar à noite em Lisboa e não se sentir à vontade. 

O país também tem alcançado índices altos de vacinação e, de acordo com Nuno, tem aos poucos voltado a promover eventos presenciais. “Por enquanto, são todos ao ar livre, mas é importante que as pessoas possam conviver presencialmente, olhar nos olhos e fazer parte de uma comunidade”, conta.

“Comparado ao Brasil, Portugal é um grãozinho de arroz. Isso gera algumas vantagens, mas também algumas dificuldades”, pondera André. Segundo ele, em um país de somente dez milhões de habitantes, tornar-se um unicórnio não é uma tarefa fácil. “Por outro lado, as empresas que surgem aqui têm uma mentalidade de crescer internacionalmente muito maior pelo acesso fácil ao bloco europeu.” 

Infraestrutura

A infraestrutura de Portugal é muito elogiada, principalmente devido à rede de fibra óptica que abrange quase todo o território nacional. Mas Nuno Moreno trouxe outras contribuições interessantes ao tema, mais especificamente sobre novos empreendedores que buscam oportunidades no país. 

A Startup Lisboa oferece moradias a preços acessíveis a estes profissionais: a Casa Startup Lisboa fica a dois minutos do rio Tejo e ao lado da incubadora. Além disso, o profissional também conta sobre o Hub Criativo do Beato, um centro de inovação para startups que está sendo construído em um complexo de fábricas desativadas. 

O espaço era designado ao Exército Português, onde costumava-se fabricar farinhas, massas, pão, bolachas e outros alimentos da fileira dos cereais. Agora, seus 35 mil metros quadrados servirão para acolher mais de 3 mil pessoas de todo o mundo que querem produzir inovação, a par de uma ampla oferta de serviços e equipamentos de restauração, lazer e cultura, abertos a toda a cidade.

Iniciativas públicas

“Temos uma rede nacional de incubadoras, isto é, uma estratégia que surgiu para alimentar a Startup Portugal. Nela, permite-se não só a criação de comunidades empreendedoras, mas também a implementação de uma série de estratégias do governo de forma regional.” André explica que as incubadoras são a forma como essas iniciativas públicas entram em ação, e depois, trabalham para facilitar a entrada dos empreendedores nas comunidades. 

O contexto do tamanho de Portugal entra em pauta novamente quando Nuno fala sobre financiamento. “Obviamente não conseguimos competir com São Francisco, Frankfurt , Londres, nem com São Paulo. Mas as pessoas que vêm para Lisboa se sentem felizes e as apoiamos de forma direta, com investimentos, mas também de forma indireta, com nossas mentorias. Acreditamos que as pessoas são o fator mais relevante quando se trata de selecionar startups para contribuir ao nosso programa”, conclui.

Compartilhe

Últimos Posts

Aprimorando seu pitch internacional

Aprimorando seu pitch internacional

Famoso no ecossistema de startups, o “pitch de negócio”, ou apenas “pitch”, é uma apresentação curta e direta, que dura, dependendo da situação, entre 30